A Volkswagen apresentou ao público no Salão Automóvel de Frankfurt uma importante inovação em termos de motores: o primeiro motor FSI duplamente sobrealimentado, tecnicamente designado ¿TSI¿.
Trata-se de uma motorização compacta de 1,4 litros, com injecção directa, capaz de desenvolver até 170 cv de potência máxima e um binário máximo de 240 Nm disponível entre as 1750 e as 4500 rpm. Estes impressionantes valores são possíveis graças à dupla sobrealimentação, que combina um turbo compressor accionado pelos gases de escape com um compressor accionado mecanicamente.
O motor de 1,4 litros desenvolve uma potência de 121 cv por cada 1000 cc (121 cv/litro), o que representa um valor de referência para um bloco de quatro cilindros de produção corrente. Além disso, o motor TSI produz um binário equivalente a um motor normalmente aspirado com 2,3 litros de capacidade, com a vantagem de os consumos serem cerca de 20 por cento inferiores.
A partir da Primavera de 2006 estará disponível uma outra versão deste inovador motor, com 140 cv de potência e um binário próximo dos 220 Nm bem como a possibilidade de este motor estar acoplado à conhecida caixa DSG. O primeiro modelo a receber esta motorização será o monovolume compacto Touran, seguindo-se o Golf.
Comparação de consumos e performances:
Modelo Golf 1.4 TSI Golf 2.0 FSI
Cilindrada 1390 cc 1984 cc
Nº de válvulas por cilindro 4 4
Taxa de compressão 10,0:1 11,5:1
Sobrealimentação Compressor + turbo -
Potência máxima 170 cv às 6000 rpm 150 cv às 6000 rpm
Binário máximo 240 Nm às 4500 rpm 200 Nm às 3500 rpm
Aceleração 0 a 100 km/h 7,9 s 8,8 s
Recuperação 80-120 km/h em 5ª 8,0 9,0 s
Velocidade máxima 220 km/h 209 km/h
Consumos
Urbano 9,6 l 10,6 l
Extra-urbano 5,9 l 5,9 l
Total 7,2 l 7,6 l
Emissões combinadas de CO2 173 g/km 182 g/km
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bem-vindo
Espero que gostem do blog e que se divirtão a ler
1 comentário:
- quero um post para cada tipo de motores, com as suas vantagens e os seus inconvenientes
- quero um post para cada exemplo de automóvel e/ou marca que aposta num motor tsi
Enviar um comentário