Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Os novos motores TSI

A Volkswagen apresentou ao público no Salão Automóvel de Frankfurt uma importante inovação em termos de motores: o primeiro motor FSI duplamente sobrealimentado, tecnicamente designado ¿TSI¿.

Trata-se de uma motorização compacta de 1,4 litros, com injecção directa, capaz de desenvolver até 170 cv de potência máxima e um binário máximo de 240 Nm disponível entre as 1750 e as 4500 rpm. Estes impressionantes valores são possíveis graças à dupla sobrealimentação, que combina um turbo compressor accionado pelos gases de escape com um compressor accionado mecanicamente.

O motor de 1,4 litros desenvolve uma potência de 121 cv por cada 1000 cc (121 cv/litro), o que representa um valor de referência para um bloco de quatro cilindros de produção corrente. Além disso, o motor TSI produz um binário equivalente a um motor normalmente aspirado com 2,3 litros de capacidade, com a vantagem de os consumos serem cerca de 20 por cento inferiores.

A partir da Primavera de 2006 estará disponível uma outra versão deste inovador motor, com 140 cv de potência e um binário próximo dos 220 Nm bem como a possibilidade de este motor estar acoplado à conhecida caixa DSG. O primeiro modelo a receber esta motorização será o monovolume compacto Touran, seguindo-se o Golf.

Comparação de consumos e performances:

Modelo Golf 1.4 TSI Golf 2.0 FSI
Cilindrada 1390 cc 1984 cc
Nº de válvulas por cilindro 4 4
Taxa de compressão 10,0:1 11,5:1
Sobrealimentação Compressor + turbo -
Potência máxima 170 cv às 6000 rpm 150 cv às 6000 rpm
Binário máximo 240 Nm às 4500 rpm 200 Nm às 3500 rpm
Aceleração 0 a 100 km/h 7,9 s 8,8 s
Recuperação 80-120 km/h em 5ª 8,0 9,0 s
Velocidade máxima 220 km/h 209 km/h
Consumos
Urbano 9,6 l 10,6 l
Extra-urbano 5,9 l 5,9 l
Total 7,2 l 7,6 l
Emissões combinadas de CO2 173 g/km 182 g/km

Novo motor com piston liquido

Imagine um motor a combustão, como os utilizados em carros e caminhões, que tenha o dobro do rendimento, tenha apenas seis peças móveis e cujo pistão tenha sido substituído por nada além de ... água. Pois esta é uma tecnologia que vem sendo pesquisada por mais de 10 anos e que agora consegue chegar definitivamente ao mercado.
Motor mais simples



O invento, que recebeu uma das primeiras colocações em um concurso de idéias inovadoras pelo MIT, uma das principais Universidades dos Estados Unidos, reduz a complexidade de um motor de automóvel para nada mais do que seis peças móveis. E mesmo não exigindo processos precisos de usinagem, cada peça ajusta-se à outra com uma perfeição admirável.
Batizada de LiquidPiston, a nova tecnologia foi desenvolvida pela equipe do Dr. Nikolay Shkolnik, que acaba de criar uma empresa, a Liquid Piston Inc., para comercializar o novo motor.
Eficiência da combustão
O resultado da tecnologia é um motor barato, com uma quantidade de peças 85% menor dos que os motores convencionais e com uma eficiência de combustão entre 49 e 61%, nada menos do que o dobro dos atuais motores de carros e caminhões.
O novo motor com pistão líquido é também altamente silencioso e praticamente não gera vibrações, já que ele produz seis combustões a cada volta do eixo.
Motores estacionários
Sendo leve e compacto, o mercado inicialmente visado pelos seus criadores é o de motores estacionários, como aqueles utilizados nos geradores de caminhões que carregam cargas congeladas. Nestes veículos, pequenos motores são utilizados para gerar energia para manter a temperatura nos baús frigoríficos.
Outra vantagem do motor a pistão líquido é a baixa emissão de poluentes, com redução de 90% da exaustão de óxidos de nitrogênio.

A nova maquina da citrioen

Bem-vindo

Espero que gostem do blog e que se divirtão a ler