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quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Novo VW Scirocco ira utilizar 2.0 TSI

A VW utiliza no Scirocco vários órgãos mecânicos do actual Golf, mas modificou a plataforma e a carroçaria, cuja rigidez estrutural é maior, para potenciar as características desportivas das versões mais potentes. Esta foi uma das razões para termos escolhido o 2.0 TSi, de 200 CV, neste primeiro contacto, embora para o nosso mercado o interesse recaia sobre a versão 1.4 TSi, de 122 CV, que já tem um preço anunciado de 24 500 euros, mas só entra em comercialização em Setembro. Para além dessa versão, o 1.4 TSi terá uma outra de 160 CV. Nos diesel
o motor 2.0 TDi é o de 140 CV.

Escolhido o motor mais potente, optámos por seleccionar a versão mais equipada, afim de testarmos a suspensão activa e a caixa de velocidades DSG, ainda que esta não seja a de sete velocidades.

Firme, sem ser desconfortável, esta suspensão activa tem vários programas de afinação (conforto, normal e desportivo), variando o amortecimento, a sensibilidade do acelerador e o grau de assistência da direcção. No modo desportivo assume uma relação muito directa, o que permite descrever as trajectórias com grande rigor, enquanto a suspensão nunca fica demasiado rija. Esta pode ser a afinação mais apropriada para 'espremermos' as capacidades dinâmicas do motor 2.0 TSi, de 200 CV, mas para andar no dia-a-dia o melhor compromisso é o programa intermédio.

Entretanto, para tirar partido da boa relação peso/potência (6,5 kg/CV) a caixa de seis velocidades consegue alcançar 100 km/h em 7,2 segundos (mais um décimo de segundo do que a caixa DSG), um bom valor, mas não uma referência entre os desportivos deste género, onde o Honda Civic Type-R é mais rápido.

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